







A ABIFA está desenvolvendo uma série de atividades sobre a situação das ADF no Brasil com o objetivo de buscar juntos com as empresas e a sociedade a normalização definitiva e a melhoria na eficiência técnica e ambiental das soluções existentes. A saber :
1- Demonstrar para as empresas que ADF quando bem estudas e administradas corretamente, podem ter melhores custos e eficácia nos processos de regeneração, além de serem reutilizadas contribuindo para a preservação do Meio Ambiente e ou guardadas de forma eficiente em depósitos próprios licenciados para utilização no futuro.
2- Realizar pesquisas junto as empresas com o objetivo de obter informções sobre a real situação das ADF tais como: quantidades, características, composição, classificação, destinação, etc.
3- Realizar palestras envolvendo empresas e a sociedade na busca de conscientizar e viabilizar o trabalho em conjunto.
4- Realizar experimentos com asfalto em parceria com as empresas FAGOR, TUPY, Prefeitura de Extrema – MG, DNIT e Exército Brasileiro – IME – com o objetivo de estudar e tentar criar a primeira norma / referência.
5- Realizar reuniões e estudos em conjunto com ABNT objetivando viabilizar a criação de normas específicas.
6- Realizar pesquisas e contatos com entidades de classe e órgãos ambientais de outros países obtendo e organizando informações de com esses tratam a ADF possibilinando o embasando para a definição de novas normas.
7- Organizar Workshop onde serão apresentados os resultados dos trabalhos realizados e promover debates sobre os melhores caminhos para todos os envolvidos.
Desde março de 2006 realizamos cerca de 20 palestras sobre o tema Areias de Fundição Descartadas - ADF para as empresas e para sociedade civil.
Sempre com a intenção de esclarecer, buscar dados, organizar as informações, e principalmente demonstrar a necessidade de modernização do modelo de gestão das ADF, tanto internamente na mudança cultural pelas empresas, quanto na superação do pré-conceito existente por aqueles que não conhecem as reais condições, características e suas possibilidades de reciclagem.
Nestas palestras basicamente explicamos o histórico da situação, as atividades que estão sendo desenvolvidas pela Associação Brasileira de Fundição - ABIFA, a necessidade das empresas em conhecerem suas ADF, a situação em outros paises e solicitamos as ONGs, orgãos ambientais e outros envolvidos que apóiem o trabalho de conhecimento e desenvolvimento das aplicações.
O principal objetivo é unir esforços para que as ADF possam ser eficazes na preservação do meio ambiente através de uma gestão correta pelas empresas aliado à busca de alternativas técnicas pela comunidade científica.
No campo Publicações estão disponíveis para visualização algumas destas palestras.
Estamos à disposição para realizar esta palestra para grupo de empresas, entidades de classe, universidades, etc. Basta entrar em contato conosco e agendar.
A ABIFA tem realizado reuniões técnicas com diversos orgãos de controle, orgãos de pesquisa, de normalização, universidades, empresas de fundição e com os fornecedores de soluções. O objetivo é conhecer e discutir tecnicamente as alternativas em desenvolvimento. Continuaremos tomando a iniciativa e realizando outras reuniões. Além disso, estamos a disposição para convites e solicitações daqueles interessados em se reunir conosco.
Estamos buscando desenvolver normas específicas no Brasil para que as ADF possam ser reutilizadas e/ou guardadas de maneira eficaz, porém, este é um trabalho de maturação lenta, que depende de organização e de atividades de dezenas de pessoas. Já solicitamos formalmente para a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT - a implantação e discussão destas normas.
Como trabalho complementar o conhecimento das normas internacionais e sua comparação com as normas do Brasil é um dos trabalhos que foi desenvolvido pelos profissionais e empresas do setor de fundição. Veja o estudo realizado no campo publicações.
Continuaremos desenvolvendo esta atividade e manteremos aqui informações atualizadas.
CETESB - DECISÃO DE DIRETORIA Nº 152/2007/C/E, de 08 de agosto de 2007. dispõe sobre aprovação do procedimento para gerenciamento de resíduos de fundição, incluindo reutilização.
