Setembro/2007


17/09/2007 - Workshop ABIFA / FIESP
<<<Voltar

AREIAS DESCARTADAS DE FUNDIÇÃO 

WORKSHOP ABIFA / FIESP


A Associação Brasileira de Fundição – ABIFA realizou no dia 29 de agosto passado, um workshop abordando temas DAS  soluções PARA AS areias descartadas de fundição.

Esse evento contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo -FIESP e foi concretizado na sede da ABIFA, teve como objetivos centrais a discussão das experiências e avanços dos trabalhos e o alinhamento do posicionamento do setor.

Na oportunidade o Presidente da ABIFA, Devanir Brichesi, agradeceu a presença de todos e o apoio da FIESP a esse trabalho.

Por outro lado, o Diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP, Marco Antonio Barbieri e o Especialista em Resíduos Sólidos, Ricardo Garcia, reiteraram o apoio a ABIFA nesse assunto e acrescentaram: “Queremos achar caminhos e alternativas para resolver o impasse da destinação desse resíduo. A idéia é reunir um grupo de pessoas e criar uma linha única de trabalho”.

Iniciando as apresentações para mais de sessenta presentes, o Secretário Executivo da Abifa, Roberto João de Deus, prestou algumas informações sobre a criação do Comitê Brasileiro de Fundição junto a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

A seguir, o Diretor da Recibloco, Esneder Penatti, mostrou a experiência da empresa na reutilização DAS AREIAS DE FUNDIÇÃO .

Em seqüência, o COORDENADOR DO ASSUNTO AREIAS DESCARTADAS NA  ABIFA, Fábio Garcia, explanou sobre os objetivos e metas do trabalho, as atividades desenvolvidas e a viabilização legal da reutilização.

Logo após ocorreu um debate aberto com os participantes.

Encerrando o workshop Fábio Garcia afirmou que “A ABIFA, com o apoio da FIESP, IRÁ  CONSEGUIR  a participação das empresas e da sociedade NA SOLUÇÃO deste grave problema brasileiro, que além de deixar de poupar recursos naturais é mais um fator de perda de competitividade para as fundições do Brasil”.

Estiveram presentes, além da cadeia produtiva do setor de fundição, representantes de vários outros segmentos da sociedade.

ABIFA – Associação Brasileira de Fundição está desenvolvendo uma série de atividades PARA DESENVOLVER SOLUÇÕES PARA AS Areias DESCARTADAS DE  Fundição -ADF no Brasil, BUSCANDO junto com a sociedade  a modernização da normas e a melhoria na eficiência técnica e ambiental na gestão das areias.

O Workshop apresentou e discutiu os trabalhos que a ABIFA está realizando para as Areias Descartadas de Fundição. O objetivo é que elas sejam tratadas no Brasil como são nos países mais avançados ambientalmente. Nestes as areias são recicladas e utilizadas para diversos fins de construção civil, estradas, aterros de lixo doméstico, obras de saneamento, etc.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, em parceria com a ABIFA buscam soluções para descarte da areia de fundição. “Queremos achar caminhos e alternativas para resolver o impasse da destinação desses resíduos”, disse o diretor da Fiesp em Leme / Araras, Marco Antônio Almeida.

Durante o Workshop, o coordenador do assunto na ABIFA, Fábio García, explicou a criação do site www.solucoesadf.com.br e todas as atividades junto a ABNT, CONAMA, ONG´s, Ministério Público, empresas, representantes de aterros entre outros. Foi discutida forma de atuações em conjunto com a Fiesp e órgão como DER.

“A ABIFA com estas entidades pretende estimular a participação das empresas e da sociedade para resolver este grave problema brasileiro, que além de deixar de poupar recursos naturais é mais um fator de perda de competitividade para as fundições do Brasil”, finaliza Fábio García.

<<<Voltar


25 / 9 / 2018

18/06/2008
Situação dos trabalhos ADF: Revista da ABIFA – Junho 2008

21/05/2008

Apresentacao FEAM maio 2008 - Fabio Garcia Filho

 21/02/2008
Palestra Abertura Comitê CB-59 - Fabio Garcia Filho

21/02/2008
Abertura Comitê CB-59 - Resíduos de Fundição: Solução caminho

 24/09/2007
Concluído Experimento utilizando ADF

17/09/2007

Palestra dos técnicos da CETESB

17/09/2007
Workshop ABIFA / FIESP